Hospital São Lucas da PUCRS é certificado pelo St. Christopher’s Hospice de Londres como instituição referência em cuidados paliativos
Reconhecimento internacional reforça excelência do Núcleo e consolida Hospital como especialista em cuidado no fim da vida
18 de Julho de 2025O Hospital São Lucas da PUCRS (HSL PUCRS) foi certificado nesta semana, em São Paulo, como instituição especialista em cuidados de fim de vida pelo Programa QELCA (Quality End of Life Care for All) - uma das formações mais reconhecidas globalmente na qualificação de profissionais para o cuidado no fim da vida. No Brasil, o programa é conduzido pelo Instituto Premier e tem origem no St. Christopher’s Hospice, referência mundial no tema, sediado no Reino Unido.
Além do HSL PUCRS, também recebem o reconhecimento o Núcleo Técnico Científico em Cuidados Paliativos do Hospital da USP, do Hospital de Clínicas da Unicamp, do Instituto Cuidativo da UFPel, do Hospital Erasto Gaertner e o Hospital do Câncer IV (HC IV) é a unidade de Cuidados Paliativos do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
A certificação reconhece o HSL PUCRS como instituição habilitada a aplicar e disseminar os princípios e práticas do QELCA em sua cultura assistencial e educativa. O reconhecimento permite a multiplicação de conhecimento técnico, ético e relacional voltado ao cuidado de pessoas com doenças graves, ameaçadoras de vida e em final de vida bem como o suporte às suas famílias e às equipes assistenciais envolvidas.
“É uma conquista que legitima o trabalho contínuo do nosso Núcleo de Cuidados Paliativos e reafirma a importância de reconhecer o fim da vida como parte essencial da trajetória de cuidado. O QELCA nos ajuda a qualificar ainda mais nossas práticas dentro do Hospital São Lucas com base em escuta, compaixão e ciência”, destaca o coordenador do Núcleo, Lucas de Azambuja Ramos.
O que são cuidados paliativos?
No Hospital São Lucas, os cuidados paliativos são compreendidos como uma modalidade de cuidado interdisciplinar, voltada a pacientes com doenças ameaçadoras à vida, em diferentes fases do tratamento. A abordagem contempla dimensões biológicas, psicológicas, sociais e espirituais, com atenção não apenas aos sintomas físicos, mas também às experiências emocionais e existenciais da pessoa atendida.
Além do paciente, o cuidado se estende aos familiares e a toda equipe assistencial envolvida. A atuação é conduzida por um grupo multiprofissional composto por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, assistentes espirituais e outros especialistas.
Integram a equipe Matheus Jardim, Monique Meneghetti, Márcia Alvarenga da Trindade, Rita de Cássia Entrudo, Daniela Oliveira e os Drs. Lucas Ramos, Luís Akio e Bernardo Dan Junges.
Formação e prática com excelência
Criado no Reino Unido, o QELCA é uma resposta educacional estruturada para qualificar a força de trabalho da saúde diante do envelhecimento populacional e da complexidade clínica das doenças crônicas. A formação tem como foco o desenvolvimento de habilidades em comunicação, escuta ativa, liderança e empatia, capacitando profissionais a promoverem mudanças institucionais concretas na forma como se lida com o fim da vida.
Com a certificação, o HSL PUCRS passa a integrar um seleto grupo de instituições no Brasil aptas a disseminar a abordagem QELCA de forma contínua, ampliando o alcance e a qualificação do cuidado paliativo no ambiente hospitalar.