Hospital São Lucas da PUCRS é recertificado com selo QMentum Diamond em qualidade e segurança
Com 48 anos de história e mais de 2 milhões de atendimentos anuais à população do Rio Grande do Sul, hospital universitário da PUCRS também está entre os 100 melhores do País
14 de Julho de 2025O Hospital São Lucas da PUCRS (HSL PUCRS) recebeu, mais uma vez, a recertificação no Nível Diamond do programa QMentum International. O resultado consolida o compromisso da Instituição com a melhoria contínua dos seus processos assistenciais, operacionais e de gestão, reafirmando a segurança do paciente como eixo central de sua atuação.
Para a Pró-Reitora de Saúde da PUCRS, Andrea Bandeira, esse reconhecimento de uma acreditação internacional reafirma o compromisso contínuo da instituição com a excelência, a qualidade assistencial e, acima de tudo, com a segurança dos pacientes. “A reacreditação é resultado do esforço conjunto de todos os colaboradores do HSL, professores e estudantes, que, com ética, competência e cuidado, mantêm o foco em oferecer um atendimento cada vez mais seguro, humanizado e centrado nas necessidades de quem confia em nós. Seguimos firmes em nossa missão de promover o ensino e saúde com excelência e responsabilidade”, reforça.
A certificação QMentum é um dos mais reconhecidos modelos internacionais de avaliação da qualidade em saúde. Desenvolvida pela Accreditation Canada e aplicada no Brasil, ela adota critérios rigorosos que envolvem protocolos clínicos, governança, gestão de riscos, desempenho organizacional e cultura de segurança. O Nível Diamond é a mais alta classificação do programa e coloca o Hospital da PUCRS entre as melhores instituições de saúde do mundo.
Esta é a terceira vez que o HSL PUCRS recebe o reconhecimento. A acreditação ocorreu em 2019 e, em 2022, a primeira reacreditação. Rumo aos 50 anos de história, o Hospital realizou mais de 2 milhões de atendimentos à população gaúcha apenas em 2024.
Durante a auditoria, que durou cerca de 7 meses, os especialistas destacaram a evolução dos nossos processos, a coesão entre discurso e prática e a lealdade das equipes com o propósito institucional. Um dos diferenciais apontados foi a atuação de um Comitê de Bioética maduro, com mais de 30 anos de atuação, composto por profissionais de diferentes áreas da Universidade, além da integração saúde, ensino e inovação.
“Esse reconhecimento reforça que estamos no caminho certo. Mas também nos lembra que qualidade não é um destino - é um percurso contínuo, que depende da escuta, da revisão constante e do envolvimento genuíno de todas as áreas do Hospital”, afirma o diretor-geral do HSL PUCRS, Oswaldo Balparda.
Ao longo do ciclo de preparação para a auditoria, foram realizadas ações integradas de revisão de processos, simulações de práticas assistenciais, oficinas de segurança, mapeamentos estratégicos e diálogos com as equipes. A mobilização envolveu setores assistenciais, administrativos e operacionais, refletindo a interdependência entre as áreas para o bom funcionamento do cuidado em saúde.
“A recertificação é um marco, mas não é um ponto final. Seguimos comprometidos com a busca por qualidade, em todas as dimensões do cuidado: do acolhimento na entrada à alta hospitalar, passando por cada decisão clínica, cada gesto técnico, cada escolha ética”, ressalta Maurício Borges, coordenador de Qualidade, Segurança e Experiência do Paciente.
O Hospital São Lucas da PUCRS integra a Rede Marista e é referência no atendimento de alta complexidade a pacientes adultos, com destaque para as especialidades como cardiologia, oncologia, urologia, nefrologia e cirurgia geral. Vinculado à Pró-Reitoria de Saúde da PUCRS, integra um ecossistema de Saúde único no Brasil, composto pelas Escolas de Medicina e Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), o Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG), um Centro Clínico que reúne médicos especialistas em diferentes áreas, um Centro de Pesquisa Clínica com mais de 250 estudos em andamento, o BioHub Tecnopuc, um Centro do Movimento e o Parque Esportivo da PUCRS, um dos maiores complexos esportivos da América Latina.
Oswaldo Balparda, Diretor Geral do HSL, fala às equipes no encerramento da auditoria de recertificação QMentum
A certificação QMentum
A certificação QMentum é um modelo internacional de acreditação hospitalar focado na qualidade e na segurança do paciente. Desenvolvido pela Accreditation Canadá e aplicado no Brasil, o programa avalia instituições de saúde segundo padrões globais. O nível Diamond, mais alto da certificação, é concedido a organizações que apresentam processos sólidos, cultura institucional de melhoria contínua e resultados consistentes.